sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Afinal, O que é vintage? O que é retrô?E o que é só velho?

    
          Certa vez, uma garotinha chegou a mim e disse: "Você gosta de coisas velhas né?" (Aquilo me ferveu o sangue!) Com muita calma, respondi: - É eu gosto muito de coisas antigas. (antigas, e não velhas. A palavra "velho" ao se tratar de vintage e retrô, pra mim se torna até algo pejorativo.Mas... Enfim!)
      Muitas pessoas pensam que algo vintage é o mesmo que retrô e vice-versa, e que ambos são coisas "velhas".Mas vamos dismistificar alguns conceitos aqui:
  • Vintage: A palavra, originária do inglês, foi inicialmente usada no universo dos vinhos. A palavra está ligada ao processo de colheita e envelhecimento do mais nobre suco das uvas. O conceito também foi adotado no mundo da produção visual.
       Para uma peça ser vintage, ela precisa ser uma peça original, ter mais de 20 anos de "idade" (sim, idade); ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilista; não haver sofrido nenhuma mudança; respresentar um instante da moda e estar em perfeito estado. Vintage é um item antigo (e não velho!) que fez moda na sua época. Justamente por esses motivos uma peça vintage por ser original,  é algo realmente caro mas possui toda uma memória.
  • Retrô: Essa denominação significa um retrocesso estético, uma busca no passado de um design significativo.Retrô é o relançamento de uma moda que foi sucesso nas décadas passadas.Resumindo: A peça que possui carimbada esse termo, é uma releitura de um objeto antigo (vintage) visualmente repaginado.
  • Velho*:Quando alguém diz que algo é velho, tenho a impressão de que é algo ,antiquado, deteriorado (logo, se é deteriorado, não é vintage. Olha que lógico! : )
*Quando digo "velho", não me refiro a pessoas idosas.(Pra mim elas na verdade são muito fofas e "vintage" pois preservam em sua memória, toda a originalidade de sua época.)


Publicidade Retrô
                                                             
 Vintage         Retrô

Telefone Vintage (original e com fio)
                                                  
                                                          
                         Telefone Retrô (sem fio)














Beijos, e até logo!  : )

Nenhum comentário:

Postar um comentário