quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Lomografia - O Retrocesso Fotográfico

   
   Desde  que assisti o filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain, lá pelos meus 13/ 14 anos (2005) me apaixonei pela sua estética de cores vivas e saturadas. Desde então, muitas fotos que vejo na internet, me despertam curiosidade por relembrar o estilo desse filme.Mas eu me perguntava: Como essas pessoas conseguem tirar fotos tão viva e peculiares?Eis que a resposta surgiu ontem com o título: SOCIEDADE DE LOMÓGRAFOS. "What the hell?    O_O " (pensei). Fui pesquisar e descobri que: 
Lomografia é um fenômeno fotográfico que é produzido por uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de registrar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação.Ou seja:lomografar é o ato de tirar fotos ao acaso, sem planejamento ou técnicas normalmente usando câmeras simples (no caso as automáticas). Algumas de suas características são as fotos despojadas  devido a baixa qualidade de suas lentes, geralmente são fora de foco, muito claras ou muito escuras, de cores saturadas e com vinhetagem (marca escura circular no final da objetiva nos cantos da foto. Olha só algumas fotos:
        Esse movimento tem conseguido cada vez mais adeptos que nadam contra a corrente do mundo digital. Talvez pela sucessão de cliques e mais cliques na câmera digital tirando as vezes 100 fotos em 10 minutos, as pessoas estão recorrendo a esse recurso que traz às fotos um ar meio retrô e saudosista. No caso, dificilmente uma foto sairá parecida com a outra visto que a lomografia tenta normalmente retratar o cotidiano e as coisas simples que a maioria das pessoas na correria do dia-a-dia, se dá ao trabalho de olhar. Você pode fazer esses efeitos no Photoshop, mas não fica tão verdadeiro.Pra muita gente lomografia é um estilo de vida! Tanto que até criaram uma lista de 
10 “regras de ouro”, que são:
1. Leve sua Lomo sempre com você.
2. Use quando quiser – dia ou noite.
3. A Lomografia não interfere na sua vida, faz parte dela.
4. Fotografe sem olhar no visor.
5. Aproxime-se o máximo possível do objeto lomográfico desejado.
6. Não pense.
7. Seja rápido.
8. Você não precisa saber antecipadamente o que fotografou.
9. Nem depois.
10. Não se preocupe com as regras.
As câmeras disponíveis também são super fofaaas! Olha só essas:

Onde comprar?
Existem poucas lojas disso no Brasil (ainda, porque a moda está pegando), entre elas a Toycamera (situada no Rio de Janeiro, mas que também vende online), o site Lomography.com.br e a loja virtual The Having Fun Club (é só você mandar um flickrmail pedindo que eles encomendam pra você).
Beijos e até o próximo post! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário